sexta-feira, 11 de setembro de 2015

[RESENHA] Punição para a inocência

(Editora: L&PM, Tradutor: Pedro Gonzaga)
Olá, hoje irei resenhar o livro Punição para a Inocência, da Agatha Christie. A querida Agatha vinha me atormentando durante um tempo, em toda livraria, biblioteca, sebo... que eu visitava, lá estava um livro dela, então um dia resolvi comprar um livro dela, e acabei levando três! Enfim, vamos ao que interessa. 

A história é um suspense policial, diria assim, com direito a mortes e detetives. O livro conta a história do assassinato de Rachel Argyle, uma mulher muito rica e com um instinto materno extremamente forte, foi esse instinto materno e a impossibilidade de gerar filhos, que a levou a adotar cinco crianças junto com seu marido Leo Argyle. 

Mary, Machael, Hester, Jackie, Christina, todos filhos adotivos do Sr. e Sra. Argyle, com exceção de Mary, todos os outros foram adotados em meio a Primeira Guerra Mundial, por conta de ficaram abrigados no lar que Rachel havia criado para cuidar de crianças desamparadas durante a guerra em Londres, muitas retornaram para suas casas quando a guerra teve fim, menos as crianças a cima. 

Todas cresceram "bem", com tudo do bom e do melhor, com exceção de Jacko, apelido dado carinhosamente pela família, Jacko era o garoto-problema, um delinquente juvenil e um rapaz extremamente sedutor e com muita lábia, sempre causando problemas a família.

Então, um belo dia, Jacko enfurecido por dinheiro mata a mãe com atiçador de lareira, pelo menos era o que todas as provas indicavam, ele vai preso e morre na cadeia por pneumonia.
Mas dois anos após o crime, a peça que faltava retornou de uma expedição na Antártida, Dr. Calgary era o álibi de Jacko e provou que ele não era e nunca foi o assassino. 

E a pergunta e o tormento pairam pela cabeça dos Argyle: Se não foi Jacko, quem foi? Todos sabiam que haveria de ser alguém da casa, pois não havia sinal algum de arrombamento. E agora o caso é reaberto e toda família Argyle olham uns pros outros desconfiados, essa incógnita vai destruindo o relacionamento deles e deixando a atmosfera que os cercam cada vez mais densa. 

Enfim, o livro deixa o leitor extremamente curioso para saber quem foi o assassino, e quando você acha que foi um, a escritora te mostra muito mais alternativas e possibilidades. Eu particularmente só não gostei da ultima meia página, me pareceu final de novela da Globo, mas o livro inteiro é ótimo e bem redigido, só me arrependo de ter demorado tanto tempo para ler um livro da Agatha.

Espero que tenham gostado e até outra resenha!

Gabriele Laco.



Categories:

0 comentários:

Postar um comentário